Câmara de Arapoti aprova instalação de bloqueador de ar em hidrômetros | Folha Paranaense
Câmara de Arapoti aprova instalação de bloqueador de ar em hidrômetros
10/07/2020 às 17:36

Arapoti – A Câmara Municipal aprovou em 2º turno, nesta quarta-feira, 08, por cinco votos a três, o Projeto de Lei 2117/2019, de autoria do vereador Jean Klichowski (Solidariedade) que autoriza a aquisição e instalação de aparelho eliminador de ar para hidrômetros em imóveis de Arapoti.

O vereador lembra que o projeto começou a tramitar em dezembro do ano passado: ‘inicialmente o projeto previa obrigação da SANEPAR em instalar o dispositivo, porém por impedimentos na legislação, a redação precisou ser alterada deixando opcional ao consumidor a compra e a instalação do produto. “O usuário poderá adquirir a válvula certificada pelo INMETRO, que custa entre R$15 e R$60, e fazer a instalação em até 20 centímetro após o hidrômetro”, explicou o vereador.
Segundo a matéria, a instalação custeada pelo consumidor poderá ser feita pela concessionária de água e esgoto, pelo próprio cidadão ou pela empresa que comercializa o equipamento.

Segundo a justificativa do autor do projeto, o objetivo é diminuir o valor da conta de água eliminando a presença de ar nas tubulações. “Em Arapoti, são muitas as reclamações sobre o alto valor cobrado pelo abastecimento de água. Quando o serviço é interrompido, os canos se enchem de ar e o hidrômetro continua girando interruptamente. Não é justo que os cidadãos paguem por algo que não consomem”, ressalta o vereador Jean.

Jean Klichowski explica ainda que estudos da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), onde um tipo de aparelho eliminador de ar é fabricado, revelam que a instalação do equipamento pode significar uma economia de até 35% nas contas de água, variando de região para outra, de acordo com a frequência das interrupções no fornecimento de água.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

Hidrômetro. Foto: Divulgação
Deixe seu comentário