Arapoti cede respiradores para a 3ª Regional de Saúde | Folha Paranaense
Arapoti cede respiradores para a 3ª Regional de Saúde
14/07/2020 às 15:25

Arapoti – Motivo de uma briga política, dois dos quatro respiradores, doados recentemente ao município pelo Ministério da Saúde, já tem seu destino provisório definido. Eles foram cedidos para a 3ª Regional de Saúde que os utilizará em novos leitos de UTI abertos no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, para o tratamento de pacientes graves da Covid-19.

A prefeita Nerilda Penna anunciou a chegada dos equipamentos como uma conquista da gestão no dia 28 de junho. Em nota oficial, a Prefeitura chegou a afirmar que os aparelhos teriam vindo em razão de uma solicitação da Secretaria de Saúde. Logo depois, porém, o deputado federal Felipe Francisquini, teria assumido a responsabilidade pela chegada dos respiradores, após um pedido do seu correligionário político no município e pré-candidato a prefeito, João Altair Albertti (Taico).

O diretor administrativo do Hospital Municipal 18 de dezembro, Luiz Cordeiro, esclareceu que houve um acerto com a 3ª Regional da Saúde e a assinatura de um termo de cessão. “Os aparelhos ficarão cedidos pelo período da pandemia e depois retornarão para Arapoti” explicou o diretor. Ele afirmou que houve uma necessidade para abertura de seis novos leitos de UTI no Hospital Regional e que Arapoti doou dois respiradores fixos e Castro teria doado outros quatro.

Luiz ressaltou que os dois novos respiradores móveis continuam com o Hospital para o transporte dos pacientes e que ainda existem outros dois equipamentos antigos. “Esses respiradores são suficientes para atender a nossa demanda, pois os pacientes não ficam internados aqui. Logo que apresentam um quadro mais grave da doença, em poucas horas são transferidos para internamento nos nossos hospitais de referência” disse Cordeiro.

Respiradores fixos foram para o Hospital Regional em Ponta Grossa. Foto: Divulgação
Deixe seu comentário