HU de Ponta Grossa tem 10 novos leitos UTI para Covid-19 | Folha Paranaense
HU de Ponta Grossa tem 10 novos leitos UTI para Covid-19
18/07/2020 às 10:56

A região dos Campos Gerais tem a partir desta sexta-feira (17) mais 10 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19. Os novos leitos foram instalados no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que totaliza 30 leitos de UTI e outros 24 leitos clínicos para tratamento de pacientes de coronavírus.

O secretário da Saúde Beto Preto explicou a necessidade da criação de novos leitos na cidade. “O hospital de Ponta Grossa é uma das nossas unidades que têm um potencial grande de atuação. Com o crescimento de pacientes graves foi necessário acionar rapidamente mais leitos de terapia intensiva, e conseguimos colocar os novos leitos em operação a partir desta sexta-feira”.

Com o crescimento de casos de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus, o HU-UEPG atua para preparar os profissionais com cursos e treinamentos constantes destinados às áreas em que são necessários os cuidados extras, como nos ambientes de isolamento para pacientes da Covid-19.

Ponta Grossa integra a 3ª Regional de Saúde e está na Macrorregional Leste, onde vivem aproximadamente 5,3 milhões de paranaenses – 47% da população do Estado. “Atuamos para expandir o quanto podemos, mas nossos recursos são limitados, tanto de equipamentos quando de profissionais”, ressaltou o secretário Beto Preto.

A Secretaria de Estado da Saúde já habilitou 961 leitos de UTI adulto, 1.457 enfermaria adulto, 37 de UTI pediátrica e 70 de enfermaria pediátrica em unidades próprias ou contratados para uso exclusivo de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.

“No início da pandemia desenhamos a estratégia de ampliação escalonada e estamos atuando com ela. Conseguimos fazer rodar novas estruturas colocando, praticamente em quatro meses, quase mil leitos de UTI. Em 30 anos, aqui no Paraná, foram habilitados 1,2 mil leitos. Mas, além disso, precisamos que as pessoas se cuidem, para que os leitos não faltem, mesmo com toda essa ampliação”, destacou Beto Preto.

AEN/PR

Foto: Divulgação
Deixe seu comentário