Operação prendeu 11 pessoas nesta manhã em Arapoti | Folha Paranaense
Operação prendeu 11 pessoas nesta manhã em Arapoti
01/10/2020 às 15:58

Arapoti – A Polícia Civil informou, através de nota divulgada à imprensa, o saldo final da operação realizada na manhã desta quinta-feira, 1º, no município e que contou com o apoio de policiais de Jaguariaíva, Ponta Grossa e Sengés, além do Grupamento Operacional Aéreo (GOA) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) e que foi noticiada com exclusividade pela Folha Paranaense.

Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão com 15 pessoas conduzidas à Delegacia da Polícia Civil de Arapoti, sendo cinco presas em flagrante, cinco detidas e liberadas pela assinatura de termo circunstanciado, um por cumprimento de mandado de prisão preventiva, além de outros dois adolescentes apreendidos.

Foi apreendida ainda uma arma de fogo, além de munições e porções de maconha e crack e dinheiro de origem ilícita. A Polícia também recuperou pássaros silvestres que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro.

Aproximadamente 45 policiais participaram da ação. Foto/Divulgação

A Investigação

De acordo com a Polícia Civil de Arapoti, a operação realizada hoje foi uma continuidade de outros trabalhos de investigação no combate ao tráfico e ao roubo de veículos (caminhonetes) que seriam trocados por drogas. “Na primeira fase desta investigação, um criminoso que instigava e assediava adolescentes para que roubassem veículos na cidade em troca de entorpecentes foi apreendido e um outro individuo, maior de idade, preso depois de um amplo trabalho de investigação. Ele deverá responder por tráfico, associação criminosa, roubo e corrupção de menor” explicou o delegado Gumercindo Athayde, um dos coordenadores da ação desencadeada nesta quinta.

Segundo o delegado, recentemente, outro comparsa foi detido por envolvimento nesses crimes e por ter praticado furto em um comércio na área central juntamente com um outro adolescente.

Na sequência das investigações, foram identificados vários pontos de venda de drogas no bairro desses envolvidos e em outros bairros vizinhos. Na data de hoje, foram cumpridos  sete mandados de busca nessas áreas, além de outros cinco que já haviam sido cumpridos na fase anterior, totalizando 12 mandados na totalidade do caso.

Em uma das ocasiões, os policiais evitaram que uma família fosse tomada como refém pelos criminosos que queriam levar a caminhonete deles. Em outra ocasião, por vários dias os investigadores fizeram escolta velada de uma vítima, sem mesmo que ela soubesse, para protegê-la do assalto de uma caminhonete vermelha que os marginais haviam planejado fazer.

Outro caso que também teve a atenção dos policiais foi o de combate ao furto e receptação de fios de cobres, baterias, uso de arma de fogo e tráfico de drogas. Tal caso está associado à continuação da investigação que levou à prisão alguns suspeitos pelo furto de transformadores e fios de cobre que rendeu um prejuízo de R$ 100 mil para empresa SANEPAR.

Dois suspeitos foram presos na primeira fase; um terceiro fugiu por uma mata quando percebeu a chegada da polícia. Vários outros casos de furto foram esclarecidos a partir dessa ação. Em continuidade ao trabalhos, na data de hoje, foram cumpridos mais dois Mandados de Busca na área rural, totalizando 10 mandados cumpridos nessa investigação.

Além desses casos, a Polícia Civil também agiu para desmantelar vários pontos de drogas distribuídos na cidade. Os locais de venda foram identificados a partir de denúncias da população e trabalhos de investigação. O crime de tráfico tem uma característica particular, por servir como incubadora de outros crimes, por isso a necessidade do combate com rigor. Foram cumpridos hoje, no total, 23 Mandados em lugares potenciais de tráfico e posse de arma. Foram apreendida uma arma de fogo, porções de maconha e de crack. Também foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um rapaz de 31 anos que é investigado por ter cometido assalto contra um casal de idosos (83 anos). Nesta ocasião, o criminoso levou todas as economias do casal que estavam escondidas na casa. O rapaz foi reconhecido e preso hoje pela manhã.

Fonte: Polícia Civil

Deixe seu comentário