quinta-feira, julho 29, 2021
Início ESPORTES Santos impõe nova derrota ao líder São Paulo pelo Brasileirão

Santos impõe nova derrota ao líder São Paulo pelo Brasileirão

Mesmo com um time cheio de reservas, o Santos levou a melhor no clássico contra o São Paulo neste domingo (10), no Morumbi.  Além de vencer o líder da Série A do Campeonato Brasileiro por 1 a 0, o Peixe se reaproximou da luta por uma vaga na próxima edição da Libertadores e atrapalhou as pretensões do rival, que pode ver concorrentes diretos pelo título chegarem mais perto na classificação.

A primeira vitória em um clássico na temporada – iniciada em 2020 – fez o Alvinegro subir para 42 pontos, ainda na oitava posição do Brasileiro; cinco pontos atrás do Palmeiras, sexto colocado e, por enquanto, último time na zona de classificação à Libertadores. O Tricolor segue em primeiro lugar, com 56 pontos, mas pode ver a diferença para Internacional e Atlético-MG diminuir. O prejuízo só não foi pior porque o Flamengo, outro concorrente à taça de campeão, tropeçou em casa para o Ceará, também neste domingo.

A superioridade técnica são-paulina contra um rival que poupou titulares – pensando no compromisso de quarta-feira (13) pela Libertadores contra o Boca Juniors, da Argentina – não se refletiu em campo. Apesar de ter o domínio da bola e de chutar mais vezes a gol, o time da casa só assustou depois de o Peixe abrir o placar no primeiro minuto do segundo tempo. O gol saiu dos pés do volante Jobson, que recebeu do atacante Arthur Gomes, tentou cruzar, ficou com a própria sobra e mandou de bico para as redes.

O Santos aproveitou a vantagem para se fechar e sair nos contra-ataques. O São Paulo pressionou, mas em pelo menos três oportunidades parou no goleiro João Paulo – que atuou no lugar do titular John, infectado pelo novo coronavírus (covid-19). Aos 39 minutos, o arqueiro santista salvou, em cima da linha, uma forte cabeçada do atacante Brenner. Nos acréscimos, o goleiro Tiago Volpi ainda evitou um prejuízo maior para o Tricolor, salvando um chute do atacante Lucas Braga que foi no cantinho.

O Alvinegro volta a se concentrar no duelo contra o Boca, às 19h15 (horário de Brasília) de quarta-feira, na Vila Belmiro, em Santos (SP). O Peixe necessita de uma vitória simples para ir à final da Libertadores. Em caso de novo empate por 0 a 0 – como no primeiro jogo, na quarta-feira passada (6), em Buenos Aires -, a decisão será nos pênaltis. Os argentinos têm a vantagem da igualdade com gols.

Já pelo Brasileiro, o Santos recebe o Botafogo no próximo domingo (17), às 16h. Nos mesmos dia e horário, o São Paulo busca a reabilitação na Arena da Baixada, em Curitiba, contra o Athletico-PR. As duas partidas são válidas pela 30ª rodada da competição nacional.

Confira a classificação da Série A do Campeonato Brasileiro.

Agência Brasil

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane