sexta-feira, novembro 26, 2021
Início Notícias Locais Bairros com suspeita e caso de dengue passam por nebulização contra o...

Bairros com suspeita e caso de dengue passam por nebulização contra o Aedes aegypti

Jaguariaíva – A Vigilância em Saúde promoveu nos últimos dias atividades de nebulização de inseticida em vários quarteirões do Jardim Primavera e Jardim Boa Vista. A ação ocorreu por conta do aparecimento de casos suspeitos de dengue e um caso positivo da doença.

O caso positivado da doença após exame laboratorial trata-se de caso importado, ou seja, de paciente que esteve em cidade da região com muitos casos positivos e, possivelmente, contraiu neste local. Os casos suspeitos aguardam confirmação por exames laboratoriais.

Além de aplicação do veneno para o rápido bloqueio do Aedes aegypti, as equipes de agentes de endemias continuam com o trabalho de inspeção e orientação para eliminação de criadouros nas casas. A população, por sua vez, deve prosseguir com a limpeza de seus quintais e terrenos.

É importante eliminar objetos, lixo e materiais que acumulem água da chuva por exemplo. Além da dengue, o Aedes aegypti é vetor da chikungunya, febre amarela e zyka vírus e, doenças que podem agravar infecções com a Covid-19.

Entre os sintomas da dengue estão a febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição. Deve-se procurar o serviço médico para tratamento e informação dos sintomas à Vigilância em Saúde, que toma providências de bloqueio do ciclo de transmissão nas áreas afetadas.

- Advertisment -