quinta-feira, setembro 23, 2021
Início Notícias Locais Jaguariaíva segue decreto estadual; Arapoti flexibiliza

Jaguariaíva segue decreto estadual; Arapoti flexibiliza

Nesta quarta-feira, 17, começou a vigorar em todo o estado do Paraná as novas medidas de restrição com o objetivo de conter o avanço da Covid-19. No entanto, as normas vão variar conforme estabelecido em decretos municipais. Jaguariaíva decidiu manter as regras definidas pelo Estado, com uma ou outra mudança. Já Arapoti, buscou flexibilizar para atender a demanda dos comerciantes, que desejavam poder abrir seus estabelecimentos aos sábados.

Jaguariaíva segue à risca as normas estaduais, sendo mais rigoroso aos domingos, não permitindo o funcionamento, inclusive de mercados. Nestes dias, somente poderão funcionar farmácias de plantão e serviços de delivery. Porém, em relação à igrejas, o município decidiu flexibilizar e permitir a ocupação de até 30% de capacidade nos templos. O Estado previa no máximo 15% e que os cultos e missas acontecessem preferencialmente de forma online.

O comércio não essencial poderá funcionar de segunda à sexta em seu horário habitual, porém não poderá abrir aos sábados até dia 1º de abril. Continua o toque de recolher entre as 20h e 5h, sendo proibida a comercialização e consumo de bebidas em locais públicos neste horário. Fica proibida a aglomeração em qualquer tipo de evento privado ou público sob pena de multa de R$ 10 mil ao organizador ou proprietário. Bares e choperias terão capacidade máxima de 30% e restaurantes e lanchonetes de 50%.

Confira aqui decreto de Jaguariaíva Nº 273/2021

Arapoti

Em Arapoti, ficou definida uma flexibilização maior em relação ao decreto estadual. O comércio não essencial poderá funcionar normalmente de segunda à sábado. Bares, lanchonetes e restaurantes poderão funcionar com até 50% da capacidade, respeitando o toque de recolher das 20h às 05h, não permitindo nesses horários venda e consumo de bebidas alcóolicas. Cultos e missas poderão ocorrer até às 20h com no máximo 30% da capacidade. Seguirá proibida aglomerações acima de 10 pessoas sob pena de multa de R$ 5 mil.

“De acordo com os nossos números (de casos da Covid-19) estamos conseguindo melhorar em relação a média do Estado do Paraná. Com esses números e pensando também no nosso comércio, recebi ontem (segunda) a Associação Comercial (Acisa) e debatemos bastante. Vimos que dá para a gente trabalhar com todas as medidas de prevenção e, através disso, eu fiz o decreto. Será liberado todo o comércio a abrir de segunda à sábado. No domingo será permitido somente o comércio de supermercado, posto de gasolina e farmácia” justificou o prefeito Irani Barros pelas redes sociais.

Confira aqui decreto de Arapoti nº 5.949/2021

- Advertisment -