segunda-feira, maio 17, 2021
Início Notícias Locais Golpistas clonam WhatsApp e pedem dinheiro

Golpistas clonam WhatsApp e pedem dinheiro

Está circulando na região um novo golpe virtual. Nesta terça-feira, 13, várias pessoas em Arapoti relataram ter recebido mensagens via WhatsApp de um contato conhecido seu solicitando que fizesse um pagamento via Pix, pois a pessoa estaria com problema em efetuar ela mesmo o pagamento, por supostos problemas em aplicativo.

Na verdade a pessoa que envia o pedido aos seus contatos teve o Whatsapp clonado e o golpista finge ser essa pessoa e pede que a vítima faça o pagamento via Pix e promete que em pouco tempo devolve o dinheiro. Por ser uma pessoa conhecida, muitos acabam caindo no golpe na ânsia de querer ajudar um amigo ou um parente, sem saber que na verdade estão sendo enganadas por um hacker.

Em uma das mensagens enviadas, uma das vítimas quase caiu na armação em que perderia R$ 920,00 (foto), mas foi alertado por outra vítima que percebeu a ação dos criminosos. O correto nestes momentos é entrar em contato pessoalmente com a pessoa que enviou a mensagem e, em caso de impossibilidade, tentar ligar para conversar com o seu contato, para se certificar de que seja mesmo a pessoa que você conhece que esteja fazendo a solicitação.

Como se proteger?

Uma das formas mais simples de evitar cair em um golpe como este é ativar a verificação em duas etapas, onde o usuário cria uma senha própria de seis dígitos que também será requisitada ao autenticar a conta no WhatsApp. Essa atitude vai impedir que os criminosos acessem seu aplicativo, mesmo quando tiverem o código de acesso por SMS.

Ativar a verificação em duas etapas é bem simples. Para isso, abra o app, clique em “Ajustes”, depois em “Conta” e então ative “verificação em duas etapas”. A senha de seis dígitos será solicitada sempre que a conta for instalada em um novo aparelho, além de ser pedida com frequência no uso do aplicativo.

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane