quarta-feira, agosto 4, 2021
Início ESPORTES Palmeiras atropela Universitário no fechamento da fase de grupos da Libertadores

Palmeiras atropela Universitário no fechamento da fase de grupos da Libertadores

Garantido nas oitavas de final e com a liderança do Grupo A assegurada, o Palmeiras encerrou a participação na primeira fase da Libertadores com goleada. Nesta quinta-feira (27), o Verdão atropelou o Universitario (Peru) por 6 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, chegando a 15 pontos, cravando a segunda melhor campanha entre as equipes classificadas para o mata-mata, um ponto atrás do Atlético-MG.

Os peruanos, com quatro pontos, ficaram com a última colocação da chave, sem a desejada vaga às oitavas de final da Copa Sul-Americana, destinada ao terceiro lugar. O “prêmio de consolação” ficou com o Independiente del Valle (Equador), que foi a cinco pontos ao empatar por 1 a 1 com o Defensa y Justicia (Argentina), no estádio Norberto Tito Tomaghello, em Florencio Varela, região metropolitana de Buenos Aires. Os argentinos, campeões da Recopa Sul-Americana, avançaram às oitavas da Libertadores com a segunda posição do Grupo A, com nove pontos.

O domínio do jogo foi alviverde do começo ao fim. Aos oito minutos, Willian até balançou as redes, mas foi indicada posição de impedimento do atacante. Aos 17 minutos, o meia Alberto Quintero, do Universitario, foi expulso após atingir Weverton com o pé, fora da área. O goleiro teve que seguir a partida com a cabeça enfaixada.

Com um a mais, a pressão anfitriã se intensificou, com Willian e o meia Gustavo Scarpa bastante acionados. Este último, aos 37 minutos, acertou a trave. A insistência foi premiada. Aos 41, Gabriel Menino (que atuou como lateral-direito) cruzou, a bola desviou na zaga e o lateral-esquerdo Matías Viña aproveitou para abrir o placar. Cinco minutos depois, Scarpa aparou de cabeça e o meia Zé Rafael, depois de girar para escapar da marcação, arrematou na área para ampliar.

O cenário não se alterou no segundo tempo. Aos cinco minutos, o atacante Wesley teve gol anulado por impedimento. Aos nove, o gol valeu: o zagueiro Gustavo Gómez ficou com a sobra de uma bola afastada após tentativa de Viña e fez o terceiro. O quarto saiu aos 14 minutos, com Willian, na sequência de jogada individual de Scarpa pela direita. Aos 31, Viña cruzou pela esquerda, Gabriel Menino escorou e o atacante Rony, que havia entrado em campo dois minutos antes, marcou o quinto. O próprio camisa 7 fechou o placar aos 44 minutos.

O Palmeiras vira a chave para estrear na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (30), o Verdão enfrenta o atual bicampeão Flamengo no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 16h (horário de Brasília). Na terça-feira (1º de junho), em sorteio na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os alviverdes conhecerão o adversário das oitavas de final da Libertadores.

Agência Brasil

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane