quarta-feira, dezembro 1, 2021
Início Notícias Locais Audiência Pública apresenta projeções para 2022

Audiência Pública apresenta projeções para 2022

Arapoti – A Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) em parceria com a Prefeitura Municipal realizou na noite desta quarta-feira (07) a Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o ano de 2022.

Sob presidência do vereador Maiquel Alberts (DEM), a Audiência contou a presença do Prefeito Municipal, Irani Barros (PSDB), dos vereadores que compõem a CFO, Maicon Pot (SD) e Dikinho (PODEMOS), e do Presidente da Casa, Edilson Corsini (DEM). De forma remota também participaram os vereadores Professor Jean (SD) e Lelo Ulrich (PSD).

Também estiveram presentes os secretários municipais da Fazenda, Fábio Sampaio e de Planejamento, Ademir Moreira, e o contador de Prefeitura, Marcelo Brandão, que apresentou as projeções e diretrizes para o orçamento municipal do ano que vem.

Pesquisa

A Câmara lançou uma pesquisa no último dia 1º de julho aos cidadãos arapotienses perguntando qual setor deveria ter mais investimento em Arapoti, no ano de 2022. 32,8% dos entrevistados responderam geração de emprego e renda; 25%, saúde; 7,8%, educação; 7,8%, infraestrutura; 6,3%, segurança pública; 4,7% agricultura e 4,7%, esporte e lazer.

A enquete também perguntou na questão da infraestrutura, o que precisa ser melhorado ou ampliado. 30,6% responderam moradias populares; 22,6%, pavimentação; 12,9%, Unidades de Saúde; 9,7% Calçamento; 8,1%, Creches, 3,2%, Acessibilidade, Iluminação pública e Sinalização.

A Câmara também perguntou qual bairro urbano você acha que precisa de mais investimento. Tivemos as seguintes respostas: 15,6% Vila Romana; 14,1% Vila Santo Antônio; 10,9% Distrito Industrial; 7,8% Humaitá; 7,8% Jardim Ceres; 6,3% Vila dos Funcionários; e 4,7%, Centro. E na área rural, qual distrito ou localidade deve ter mais investimento da Prefeitura. 35% responderam Calógeras; 13,3% Cerrado das Cinzas; 6,7% Capão Bonito; 6,7% Cerro do Leão 6,7% Barra Mansa; e 3,3% disseram Caratuva.

Também recebemos diversas sugestões de investimento para o município, como melhorias na Feira do Produtor, no Distrito Industrial, em oportunidades para jovens não saírem do município, captação de lixo eletrônico, incentivo para novas empresas.

Emendas Impositivas

Também foram apresentadas na Audiência as emendas impositivas dos vereadores da Casa. As emendas impositivas foram instituídas no município de Arapoti pela Emenda à Lei Orgânica 15/2016, e possibilita aos vereadores destinar 1,2% da Receita Municipal. Para 2022 estão previstas a destinação de mais de um milhão de reais. Cada vereador poderá escolher onde será aplicado cerca de R$120 mil, sendo que metade deste valor deve ser investido obrigatoriamente na saúde.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Vereadores de Arapoti

- Advertisment -