segunda-feira, dezembro 6, 2021
Início Notícias Locais Conferência elaborou novo plano para a Saúde Municipal de Jaguariaíva

Conferência elaborou novo plano para a Saúde Municipal de Jaguariaíva

Jaguariaíva – Nesta quinta-feira, 08, a administração municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal da Saúde (CMS), realizou a 14ª Conferência Municipal da Saúde. O tema central neste ano foi a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025. O evento contou com boa adesão popular e representativa do SUS.

Devido à pandemia, os debates e promoção da participação de todos os segmentos envolvidos no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores, ocorreu de forma virtual. A Secretária de Saúde, Amália Cristina Alves, participou direto do auditório do Departamento de Ensino Profissionalizante, de onde foram conduzidos os trabalhos que também contaram com a participação da prefeita Alcione Lemos.

Resultados – Antes da conferência, entre 9 e 25 de junho, houve espaço via formulário disponível no site oficial do município para que as partes interessadas opinassem, respondendo perguntas relacionadas a cada eixo-temático. No dia 8 foram então apresentadas as propostas para o novo Plano Municipal de Saúde, com alinhamento às diretrizes do Plano de Governo da prefeita Alcione Lemos.

Entre os itens elencados, que ainda precisam ser deliberados pelo Conselho Municipal de Saúde, está a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no Loteamento Portal do Sertão. O objetivo é atender à demanda dos moradores desta área e dos bairros Primavera I, II e III.

Também foi registrado no plano a reforma e ampliação da UBS Dr. Domingos Cunha, no Santa Cecília, visando elevar a qualidade e capacidade de atendimento aos usuários, além de oferecer melhor estrutura aos profissionais de saúde que atuam na unidade.  Estão contempladas a continuidade da manutenção dos programas desenvolvidos pela SEMUS e a ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família. Entre os outros objetivos estão ainda o aprimoramento no atendimento de urgência a pacientes de saúde mental e a reestruturação do Hospital Municipal Carolina Lupion.

Durante a conferência ocorreu processo para a formação do novo Conselho Municipal de Saúde, gestão 2021-2023, substituindo a equipe anterior, presidida pela enfermeira Lidiane Maria da Silva. Entre os novos componentes estão representantes de usuários, trabalhadores, prestadores de serviço e gestores do SUS. A presidência ainda será definida nas próximas reuniões do conselho.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

- Advertisment -