quinta-feira, outubro 28, 2021
Início Notícias Locais Fazenda Boa Vista tem tombamento aprovado pelo Conselho de Preservação

Fazenda Boa Vista tem tombamento aprovado pelo Conselho de Preservação

Arapoti – O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Arapoti aprovou neste mês de julho o Tombamento do conjunto arquitetônico da Fazenda Boa Vista, que no passado foi sede de uma das maiores da região a utilizar mão-de-obra de escravos negros.

Atualmente a Fazenda Boa Vista é particular e pertence à empresa Morro Chato Agropecuária Ltda. Por meio de um termo de ajustamento de conduta assinado em outubro de 2018 com o Ministério Público, a empresa restaurou por completo a Casa Grande, a Capela e o Cemitério que compõem a arquitetura da Fazenda, somando um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

Com critérios de reabilitação e requalificação do patrimônio arqueológico, o projeto de reconstrução foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Município de Arapoti, que não realizou investimento nas obras, mas ficou comprometido com o Ministério Público para organizar calendário oficial a realização de visitas de alunos da rede pública de ensino às instalações.

“Justifica-se o tombamento desse conjunto pelo seu valor histórico que remete ao tempo de escravidão negra em nosso município. Além disso, a fazenda em questão servia de pouso para tropeiros e viajantes, tendo pertencido a Francisco Xavier da Silva, que foi avô do governador do estado do Paraná, de mesmo nome. Auguste de Saint-Hilaire, botânico francês que percorreu o Brasil no século XIX, narra em seu livro ‘Viagem à comarca de Curitiba’, sua passagem por essa fazenda em 1820”, escreve o organizador do documento que norteia o tombamento, Divair da Silva.

Luta do Legislativo pela preservação – Os pedidos pelo tombamento da fazenda Boa Vista já são antigos na Câmara Municipal. O ex-vereador Divair da Silva, que hoje compõe o Conselho de Preservação, foi autor de requerimentos (366/1997; 163/2017 e 269/2017) solicitando manifestação da Prefeitura para proteção histórica guardada na Boa Vista.

O Conselho – O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do município de Arapoti tem em sua composição representantes das Secretárias de Educação e Cultura, Infraestrutura, de Planejamento, de Meio Ambiente, da Comissão de Educação de Educação da Câmara Municipal, de Engenheiros e Arquitetos atuantes no município, de Associações Culturais da sociedade civil, e de Museus existentes no município. O presidente do Conselho eleito em maio deste ano é Alex Correa Furtuoso. As reuniões do Conselho acontecem todas as segundas terças-feiras do mês, às 14 horas, na Sala de reuniões da Câmara.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Arapoti

- Advertisment -