quarta-feira, dezembro 8, 2021
Início Notícias Locais Jaguariaíva perde biólogo e botânico Leonardo Von Linsingen aos 44 anos

Jaguariaíva perde biólogo e botânico Leonardo Von Linsingen aos 44 anos

Jaguariaíva – Neste sábado, 21, o botânico e biólogo Leonardo Von Linsingen faleceu aos 44 anos, vitimado por um câncer no intestino. Ele ocupava o cargo de diretor do Departamento de Turismo de Jaguariaíva. Ele havia descoberto a doença há apenas um mês. 

O fato causou enorme comoção em toda a sociedade jaguariaivense. Em julho, Leonardo começou a ter dores intensas na região do abdômen e após exames foi diagnosticado com câncer no intestino. Foi submetido às pressas a uma cirurgia que removeu o tumor e parte do órgão, porém tão logo detectou-se a metástase do pulmão e no fígado.

Ele estava internado no hospital Erasto Gaertner em Curitiba há pouco mais de 15 dias. “Infelizmente, devido ao avanço da doença, os médicos suspenderam o tratamento, concedendo-lhe assim uma sobre vida e hoje pela manhã, ele descansou” comentou o amigo, historiador e colaborador da Folha Paranaense, Rafael Pomim. 

Leonardo deixa três filhos. O velório e o sepultamento serão em Curitiba no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Ele era filho de Leon Sfeir von Linsingen e Sheila Brasil von Linsingen, ambos já falecidos e chegaram em Jaguariaíva no advento da PISA no anos de 1980.

A prefeita Alcione Lemos usou as redes sociais para divulgar uma nota de pesar. “A notícia veio como um baque. Nosso amigo querido e companheiro leal de tanto tempo e tanta luta nos deixou hoje. Perdeu a batalha para a doença, mas deixou em todos nós lindas lembranças e a saudade que nos marcará sempre a cada novo passo num trabalho do qual ele foi e é peça importante, desempenhando suas funções sempre com extrema competência, entusiasmo e alegria.”

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001) e com mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (2006). Teve vasta experiência na área de Botânica, Manejo de Fauna Silvestre, Conservação da Natureza e Licenciamento Ambiental. Pesquisou a biodiversidade da região Centro Oriental do Estado do Paraná por mais de duas décadas. Foi professor titular da Faculdade Jaguariaíva no curso Engenharia Florestal, nas disciplinas: Ecologia, Manejo de Fauna, Manejo e Administração de Áreas Silvestres e Biologia.

Era proprietário da empresa Trópico Assessoria Ambiental e Biólogo da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, onde exerceu também o cargo de Secretário Municipal e Diretor de Meio Ambiente. Foi orientador de 28 monografias e participou de dezenas de reuniões técnicas e científicas. Tinha vasta experiencia em inventários biológicos utilizados em relatórios ambientais para embasar planos de manejo e licenciamentos ambientais.

Atualmente cursava o Doutorado em Geografia pela UEPG, porém a doença interrompeu a especialização.

Texto elaborado com auxílio do historiador Rafael Pomim

- Advertisment -