quinta-feira, outubro 28, 2021
Início Notícias Locais Câmara concede título de Cidadão Honorário ao ex-prefeito Fernando

Câmara concede título de Cidadão Honorário ao ex-prefeito Fernando

Arapoti – A Câmara Municipal aprovou no último dia 27 de setembro o Projeto de Decreto 280/2021 que concede o Título de Cidadão Honorário ao ex-Prefeito de Arapoti, Luiz Fernando de Masi. A honraria proposta pelos vereadores Professor Jean (SD), Edilson Corsini (DEM), Jorge Oliveira (PSDB), Buika (PSL), Maicon Pot (SD) e Maiquel Alberts (DEM) será entregue em dezembro deste ano, em data a ser marcada pela Câmara Municipal.

“Eleito por quatro vezes Prefeito de Arapoti, Luis Fernando de Masi deixou um grande legado para nossa cidade, por seu trabalho realizado na gestão do Executivo”, disse o propositor Professor Jean.

BIOGRAFIA

Luiz Fernando De Masi nasceu em 04 de novembro de 1943, em Antonina, região litorânea do Paraná. Fernando, como é conhecido por todos, é o caçula dos quatro filhos do casal Celina e Vicente De Masi. Casado com a professora Sueli de Masi, é pai de três filhos: Fernanda, Cassiano Luiz e João Paulo.

Descendente de imigrantes italianos, Fernando passou sua infância em Antonina, onde concluiu o ensino fundamental na Escola Brasílio Machado e iniciou o ensino médio no Colégio Moisés Lupion. Concluiu o ensino médio no Colégio Santa Cruz, em Castro (PR). Em 1969 formou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Já em 1970 mudou-se para Arapoti, onde iniciou a vida profissional como dentista em seu consultório cedido pela Missão Holandesa, além de atuar junto aos colaboradores da fabricante de papel e celulose, Inpacel.

Inspirado na trajetória política do avô, José Araújo e Silva – mais conhecido por Juca Araújo – que foi prefeito de Antonina, e ainda do irmão, Hélio Araújo De Masi, que exerceu dois mandatos como vice-prefeito da cidade vizinha a Arapoti, Jaguariaíva, Fernando ingressou na vida pública aos 33 anos. Sua estreia na política foi em 1976 quando foi eleito como vereador de Arapoti com 382 votos, sendo o mais votado daquela eleição.

Como vereador, foi presidente do Legislativo. Seis anos mais tarde, em 1982, Fernando foi eleito pelos arapotienses para o seu primeiro mandato como prefeito com 3.117 votos – de 1983 a 1988. Em 1996 foi a vez de ser escolhido pela segunda vez para Chefe do Executivo com 7.971 votos – de 1997 a 2000.

O eleitorado de Arapoti, com 8.480 votos, escolheu Fernando em 2004 para o terceiro mandato como prefeito – de 2005 a 2008. Em 2008, a competência como político foi efetivada pela população com um fato inédito na cidade. Fernando foi o primeiro prefeito a ser reeleito e conquistou seu quarto mandato com 6.985 votos – gestão 2009/2012. Atualmente exerce atividade familiar como grande apoiador e incentivador de seus filhos no setor agropecuário ao qual se dedicam.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Arapoti

- Advertisment -