quinta-feira, dezembro 2, 2021
Início Notícias Locais Projeto institui setembro como mês de combate às Fake News

Projeto institui setembro como mês de combate às Fake News

Arapoti – Foi aprovado na última segunda-feira (08) pela Câmara Municipal o Projeto de Lei 2281/2021, de autoria do vereador Maicon Pot (SD), que institui setembro como o mês de conscientização, orientação e combate às Fake News (notícias falsas) no calendário oficial do município. Durante os trinta dias serão realizadas palestras, debates, rodas de conversas e ações educativas em locais estratégicos e de fácil acesso a comunidade, com orientações para inibir a produção, propagação e reprodução de mensagens com notícias falsas.

As chamadas notícias falsas, ou “Fake News”, são conteúdos produzidos com o objetivo de disseminar mentiras sobres pessoas e acontecimentos, enganando a população e influenciando a opinião pública. “Divulgar ou compartilhar notícias falsas, fotos e vídeos manipulados é um ato muito perigoso, pois pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito, atos antidemocráticos e até resultar em mortes. Só quem é vítima de fake news sabe que os danos para a sua vida podem ser irreparáveis”, lembrou o vereador autor da matéria, Maicon Pot. “Devemos sempre avaliar as informações recebidas em aplicativos de mensagens e redes sociais, verificando em fontes confiáveis. A principal dica é desconfiar de notícias com erros ortográficos ou sensacionalistas, verificar o site e a data de publicação, e compartilhar apenas se a notícia for confiável”, ressaltou o vereador.

O Projeto prevê ainda que o Executivo Municipal poderá firmar convênios e parcerias com entidades sem fins lucrativos e instituições que tratam do tema para a realização de eventos, campanhas e atividades de conscientização, orientação e combate às fake news.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Arapoti

- Advertisment -