terça-feira, agosto 16, 2022
Início Notícias Locais 66 anos: Arapoti apresenta balanço de um ano da nova gestão

66 anos: Arapoti apresenta balanço de um ano da nova gestão

Arapoti – O prefeito Irani Barros e o vice-prefeito Jan Pot (Potinho) finalizam o primeiro ano da gestão 2021-2024 apresentando à população diversas realizações. Através de uma série de vídeos institucionais divulgados nas redes sociais da Prefeitura, a atual administração faz uma prestação de contas das ações do Executivo neste ano de 2021.

Ainda sofrendo os efeitos da pandemia da Covid-19, principalmente no 1º semestre, o município aos poucos vai se recuperando e agora pode focar em projetos que tragam o desenvolvimento econômico e social. “Foi um ano difícil, com a administração dos problemas gerados pela pandemia, com queda de receitas e outros efeitos, mas a tendência é que para 2022 a população comece a observar os frutos do que já começamos a plantar neste primeiro ano de gestão” revelou o prefeito.

Algumas situações de mudança de gestão já são bem visíveis, como no caso da terceirização do Hospital Municipal 18 de dezembro. O projeto foi aprovado em 1º turno pela Câmara Municipal e deve ser sancionado em breve pelo prefeito. A intenção é que a licitação possa ser realizada no 1º semestre de 2022 e que até o fim do próximo ano a gestão do hospital já possa estar sob novas mãos, com a expectativa de reabertura do centro cirúrgico, internamento clínico, especialidades médicas e maternidade.

Na área da saúde, a atual gestão ainda destaca realizações como a aquisição de duas ambulâncias, a licença sanitária do hospital, a reabertura da farmácia do Distrito de Calógeras, a criação do centro de imunização da Covid-19 e a disponibilização de médicos em todas as unidades básicas de saúde.

No setor de educação foram realizadas reformas em escolas municipais, como nos casos da Dezidério José Correia (Vila Humaitá), e Dona Zizi (Jardim Ceres), além da Creche Vó Rosa. O destaque ficou por conta da realização da aulas remotas no período mais agudo da pandemia e o retorno gradual às atividades presenciais em salas de aula.

Na Agricultura, foram feitos 100 atendimentos para 72 produtores rurais , melhorias nas estradas, construção de trincheiras para silagens e aplicação de vacinas em 440 cabeças de gado em 112 propriedades. Na área social, além da distribuição de cestas básicas através do trabalho dos CRAS Central, Vila dos Funcionários e Calógeras, o cadastro em programas sociais e habitacionais às famílias em condições de vulnerabilidade social e a revitalização da Casa Lar.

Novas casas

Aliás, a Assistência Social foi a responsável por auxiliar às famílias no cadastro junto à Cohapar para a aquisição das 400 casas populares que serão construídas a partir de 2022 no terreno adquirido pelo município ao lado do Colégio Estadual João Paulo II, na Vila Bamerindus. Estas moradias que deverão ser, ao lado do hospital, um dos carros chefes da atual gestão do prefeito Irani Barros. 

Na área de infraestrutura, o Governo Municipal destacou a pavimentação da Vila Santo Antônio, manutenção das estradas rurais, a recuperação de pontes de madeira, a recuperação da pavimentação urbana, a reforma do Casarão, a iluminação pública no Distrito de Calógeras e a reconstrução da Casa da Cultura.

 O setor ambiental apresentou a reestruturação do aterro sanitário, a poda de árvores, o corte de gramas e a revitalização da Linha Verde. Por fim, o setor de Desenvolvimento Econômico tem trabalhado para capacitação de mão de obra, atração de empresas e o desenvolvimento turístico explorando o potencial natural do município como forma de geração de emprego e renda. O prefeito tem como compromisso até o fim do mandato trazer no mínimo uma grande empresa para a cidade. 

- Advertisment -