terça-feira, agosto 16, 2022
Início Notícias Locais Jaguariaíva promove Dia D contra Dengue

Jaguariaíva promove Dia D contra Dengue

Jaguariaíva – Nesta semana a equipe da Vigilância em Saúde da SEMUS (Secretaria de Saúde), promoveu ação do Dia D contra a Dengue, marcado para 8 de março. Houve entrega de informativos e sensibilização da população no bairro Primavera e adjacências e ainda na UBS Dr. Domingos Cunha, região com maior incidência de focos do Aedes aegypti no município.

Embora não tenha caso positivo de dengue registrado neste ano, Jaguariaíva está em situação de alerta e médio risco para a doença, conforme o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRA), que aponta resultado de 1.4 de infestação.

O próximo LIRA está programado para abril e levará em conta a quantidade de larvas encontradas nos imóveis pelos agentes de endemias.  Para um bom resultado, a população pode ajudar com atitudes simples, como a manutenção de quintal sem lixo e entulhos, tampando as lixeiras e deixando as garrafas e baldes de cabeça para baixo, ralos limpos, vasos de plantas sem pratos embaixo, piscinas e caixa d’água com manutenção periódica, bromélias e outras plantas que acumulam água em local coberto.  

Vale lembrar que a prevenção à dengue e outras doenças é uma das preocupações da prefeita Alcione Lemos, que tem incentivado a adoção de medidas rápidas de contenção do vetor no município pela equipe de Vigilância em Saúde, como as nebulizações com inseticida em áreas de risco e mobilizações de limpeza das áreas urbanas. Os principais cuidados, no entanto, devem ser tomados em casa pela população.

Assessoria de Comunicação

- Advertisment -