domingo, julho 3, 2022
Início Notícias Locais Revitalizado, Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha é reinaugurado em Jaguariaíva

Revitalizado, Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha é reinaugurado em Jaguariaíva

Jaguariaíva – Foi entregue nesta terça-feira, 07, a obra de revitalização do Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha.  A cerimônia reuniu autoridades, representantes de órgãos ambientais e empresas, alunos da rede municipal de ensino e a comunidade em geral.

Localizado na entrada da cidade, o lugar com vasta vegetação e às margens do rio Jaguariaíva, ganhou novas calçadas na entrada, bancos, jardinagem, reforma de estruturas da área coberta para palestras, entre outros serviços, informou o secretário de Governo, Ghiovanny Lorusso. Ele observou que o cuidado com os espaços públicos e os investimentos em pavimentação e obras ocorrem por toda a cidade.

Criado há 19 anos, o Parque Dr. Ruy Cunha recebeu importantes intervenções em 2010, na gestão do prefeito Otélio Renato Baroni, mas não houve grandes manutenções e uso significativo nos últimos anos, lembrou o vice-prefeito Adilson Passos Félix.

A prefeita Alcione ressaltou que a ideia de repaginar o parque foi colocada em prática não só pela sua importância na origem do município, na passagem dos tropeiros, mas também pela riqueza de diversidade ambiental, que proporciona um dos mais adequados espaços para o desenvolvimento de educação ambiental, com identificação de espécies nativas e preservação da natureza em todos os seus aspectos.  “Este é um trabalho que ficará para nossos descendentes e que depende de cada um de nós”, evidenciou.

Agora, além de receber crianças e outros visitantes para estudo, em programas já em andamento, como o “Dispersores”, o Ruy Cunha também será um dos pontos para o turismo ordenado, relata a secretária de Turismo e Meio Ambiente (SETMA), Sandra Negrini. Ela comemora a obra e enaltece o incentivo da administração municipal na realização de projetos. Agradeceu ainda a presença de todos e o apoio de órgãos ambientais como o IAT (Instituto Água e Terra), secretarias e empresas parceiras, entre elas a BO Paper, que investiu nas placas que sinalizam e guardam informações nas trilhas ecológicas.

A gerente executiva de Gente, Gestão e Sustentabilidade da BO Paper, Viviane Gonçalves, durante o evento, falou da importância de ações que impactam no futuro das crianças. “Em nome da BO Paper estamos muito orgulhosos de fazer parte dessa história”, disse. Ela observou ainda que a união da iniciativa privada e pública em benefício do coletivo é válida, contudo cada indivíduo também pode ser um agente de transformação social e ambiental.

Homenagens

Houve homenagem ao patrono do parque, representado por seu sobrinho, Ruy Cunha Sobrinho e familiares. Ele lembrou da doação daquelas terras ao município e das marcas e contribuições do antepassado na história da região, o que foi corroborado pelo presidente da Câmara, José Marcos Pessa Filho.

Homenagem póstuma também recebeu o biólogo e pesquisador da fauna e flora jaguariaivense Leonardo von Linsingen. Em nome da família, o irmão Leon valorizou o reconhecimento feito ao profissional, entusiasta da natureza e pessoa de grande estima que foi Leonardo, que tem espaço especial no mapa de visitação do parque.

Deixou mensagem também o vice-prefeito Adilson Passos Félix. A solenidade encerrou com o descerramento da placa e plantio de mudas de árvores pela prefeita Alcione e alunos da Escola Júlio de Mesquita Filho.

Assessoria de Comunicação

- Advertisment -