quarta-feira, agosto 17, 2022
Início Notícias Locais Câmara aprova Projeto de Lei que cria Programa Educação no Trânsito

Câmara aprova Projeto de Lei que cria Programa Educação no Trânsito

Arapoti – Um Projeto de Lei de autoria do vereador Maicon Pot (SD) foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Arapoti. O Projeto institui o Programa Educação no Trânsito na grade extracurricular das escolas da rede municipal de ensino. O Programa se destina aos alunos do ensino fundamental da rede pública, sendo que as escolas da rede privada do município também poderão aderir à implementação em seus estabelecimentos.

De acordo com a proposta, as escolas da rede pública poderão realizar seminários, palestras, dinâmicas de grupos, simpósios, fixar cartazes ou qualquer outra forma para abordar junto aos alunos assuntos relacionados à educação, à prevenção e à segurança no trânsito. As apresentações sobre educação no trânsito deverão ter como foco: promover reflexão com os alunos sobre a realidade do trânsito na zona urbana e zona rural; promover a formação para Educação de Trânsito; promover a paz no trânsito; difundir princípios para segurança no trânsito; promover a preservação do patrimônio público; promover a sustentabilidade sócio ambiental; e promover a importância da faixa de pedestre.

Convênios – O Programa Educação no Trânsito será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura em parceria com a Pasta da Educação, que poderão ainda celebrar convênios e parcerias para promoção de ações de educação no trânsito, como Polícia Militar e Polícia Rodoviária, Defesa Civil, bem como com empresas, instituições privadas e órgãos não governamentais.

De acordo com vereador Maicon Pot, o objetivo do projeto é a formação cidadã dos alunos, que são partes integrantes do trânsito como pedestres e futuros motoristas. “Conhecer as regras do trânsito é fundamental para prevenção de acidentes, evitando correr riscos desnecessários. Além disso, os alunos são multiplicadores de informações com seus pais e familiares”, explicou o vereador.

Assessoria de Comunicação

- Advertisment -