terça-feira, agosto 16, 2022
Início Notícias Regionais Licenciamento por final de placa começa no Paraná: saiba como pagar

Licenciamento por final de placa começa no Paraná: saiba como pagar

Para os motoristas proprietários de veículos com placas final 1 e 2, registrados no Paraná, chegou a hora de renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Já para os outros números, os vencimentos acontecerão até novembro, de acordo com o calendário divulgado pelo Detran. Assim como em outros estados, o licenciamento do Paraná só pode ser regularizado após a quitação de outros débitos veiculares como: seguro DPVAT, dívida ativa, multas de trânsito e IPVA.

A taxa do licenciamento para os condutores paranaenses é de R$ 86,50 para todas as categorias de veículos.  A guia de pagamento pode ser emitida no site do Detran-PR (Departamento Estadual de Trânsito do Paraná) ou pelo aplicativo Detran InteliGente –  além disso, também é possível solicitar a impressão do boleto nas unidades de atendimento do órgão. Após gerar o documento, o condutor pode fazer o pagamento em um banco conveniado (Santander, Sicredi, Bancoob e Rendimento), em lotéricas ou em um despachante credenciado. Segundo o Detran-PR, é possível quitar a guia em até dois dias após a emissão – ao passar o prazo, será necessário emitir um novo boleto.

De acordo com um levantamento  feito pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em 2021, quase 2,5 milhões de veículos no Paraná estão com o licenciamento em atraso. “Os números ainda são alarmantes. É importante que os motoristas lembrem-se que o pagamento da taxa é feito anualmente e estejam preparados para este custo. Para evitar dores de cabeça com tantos processos burocráticos e quitar os  débitos do seu veículo de maneira prática, vale optar pelos serviços oferecidos pelos despachantes”, ressalta Matheus Packs, fundador do DOK Despachante, primeiro despachante online do Brasil.

- Advertisment -