Cidades

Vereador cobra por demora em consultas e aponta espera de até 7 anos na fila por neurocirurgia em Arapoti

Arapoti – Durante a última sessão da Câmara Municipal, o vereador Romanti Moreira fez um forte pronunciamento sobre a demora na realização de exames e no agendamento de consultas com especialistas pelo SUS no município.

Segundo o parlamentar, ele foi procurado por uma moradora que necessita com urgência de atendimento em neurocirurgia, mas enfrenta dificuldades para conseguir a consulta. De acordo com informações repassadas pela própria Secretaria Municipal de Saúde, atualmente há cerca de 160 pessoas na fila de espera para atendimento na especialidade, sendo disponibilizadas apenas duas vagas por mês pelo Estado.

“Se continuar nesse ritmo, vai levar cerca de sete anos para zerar essa lista”, afirmou o vereador em plenário, classificando a situação como grave.

Romanti destacou que irá cobrar do Governo do Estado números mais claros, prazos e ampliação das vagas destinadas ao município. “Saúde não é favor, é direito. Cada pessoa na fila tem nome, tem família e tem pressa”, declarou também em suas redes sociais.

Transporte para pacientes que optam pelo particular

O vereador também comentou sobre um projeto de sua autoria que trata da garantia de transporte para pacientes inscritos na lista de espera do SUS que optem por realizar o procedimento de forma particular. A proposta foi vetada pelo Executivo Municipal.

De acordo com Romanti, muitos pacientes aguardam um ou até dois anos por uma consulta com especialista. Ele citou o caso de uma moradora que estaria há dois anos e meio esperando atendimento com neurocirurgião. Segundo ele, ao verificar valores, constatou que a consulta pelo MedPrev custaria R$ 290.

“Se a pessoa consegue o dinheiro para pagar particular, ela continua sendo paciente do SUS, continua na fila. E, ao fazer o atendimento por conta própria, ainda ajuda a diminuir a lista de espera”, argumentou.

O parlamentar afirmou que, no entendimento dele, não se trata de privilégio ou “fura-fila”, mas de uma alternativa para reduzir a demanda reprimida. “Se existe privilégio, é para a prefeitura, não para o paciente”, disse.

Especialidades e exames com maior demanda

Romanti ainda apontou preocupação com o número de pessoas aguardando atendimento nas especialidades de Neuropediatria, Neurocirurgia, Reumatologia e Neurologia Adulto. Ele também citou a demora para realização de exames como Ressonância Magnética, Ultrassonografia, Endoscopia e Colonoscopia.

“Muitas dessas pessoas convivem com dor, incerteza e risco de agravamento do quadro clínico. Nosso papel é fiscalizar, acompanhar e buscar soluções”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *