Arapoti – A valorização do produtor rural pode ganhar uma data especial no calendário oficial do município. A proposta partiu de uma iniciativa inusitada: alunos do 5º ano A da Escola Municipal Clotário Portugal visitaram o gabinete do prefeito Irani Barros, na manhã desta sexta-feira (30), para apresentar um projeto que reconhece a importância da agricultura para o município.
Acompanhados da professora Cibele Zelazowski e da diretora Valéria Gouveia, os 19 estudantes apresentaram a sugestão da criação do Dia Municipal do Produtor Rural, acompanhado de uma semana de atividades voltadas à valorização da produção agrícola local. O objetivo é destacar o papel fundamental de áreas como o plantio, a pecuária e a produção de mel — setores que impulsionam a economia arapotiense.
Durante o encontro, os alunos surpreenderam ao fazer perguntas diretas ao prefeito, abordando temas como os desafios enfrentados pelo poder público no apoio ao homem do campo, as políticas já existentes para o setor e o impacto ambiental e econômico da agropecuária.
A reunião também contou com a presença de vereadores, representantes do Sindicato Rural, da Colônia Holandesa, e de cooperativas como a Capal e o Sicredi, além de produtores rurais locais. O encontro representou um exemplo de como a educação pode dialogar com a gestão pública e promover reflexões sobre o futuro do município.
A proposta agora deve seguir para avaliação da Câmara Municipal e poderá se transformar em lei, consolidando mais um passo no reconhecimento da força do campo em Arapoti — desta vez, com o protagonismo vindo das salas de aula.
