Jaguariaíva – A Prefeitura de Jaguariaíva se manifestou oficialmente nesta sexta-feira (11) sobre a morte de uma criança de apenas 1 ano, ocorrida na última sexta-feira (4). Segundo relatos divulgados nas redes sociais, a mãe da bebê teria buscado socorro na UBS Dr. Domingos Cunha, com a filha ardendo em febre, mas teria saído da unidade sem atendimento. Pouco tempo depois, a menina sofreu uma convulsão e foi levada às pressas ao Hospital Carolina Lupion, onde, infelizmente, não resistiu.
Em nota, a Prefeitura e o hospital lamentaram profundamente o falecimento da criança e afirmaram já ter prestado apoio e solidariedade à família. O município informou que, tão logo teve conhecimento do ocorrido, determinou a abertura imediata de uma apuração interna para esclarecer todas as circunstâncias do caso. A gestão municipal também destacou que está acompanhando com prioridade a investigação das causas clínicas da morte.
“O que se pode esclarecer é que, cerca de 25 minutos após passagem pela recepção da UBS, sem consultar, às 16h41, foi dada entrada da paciente no hospital, sendo ela imediatamente levada à sala de emergência”, diz a nota. Ainda conforme o comunicado, a criança recebeu assistência de seis médicos, incluindo profissionais do hospital e do SAMU, acionado para suporte avançado, mas, apesar dos esforços, ela não resistiu.
Diante da repercussão do caso, a Prefeitura anunciou que está intensificando providências para fortalecer a estrutura da saúde pública no município. Mudanças administrativas já estão em andamento, com reuniões entre coordenadores e responsáveis técnicos da rede municipal.
Nas redes sociais, o vereador Alan Cardozo comentou o caso, cobrando investigação rigorosa. Segundo ele, a situação não chegou ao conhecimento dos médicos da unidade de saúde. “Tenho certeza de que, se essa situação tivesse chegado até qualquer médico daquela unidade, a história teria sido diferente”, afirmou.
A gestão municipal finalizou a nota reiterando o compromisso com a melhoria dos serviços de saúde e solidarizando-se com a família da criança neste momento de dor.