
Arapoti – A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar a instalação de 68 armadilhas ovitrampas em pontos estratégicos do município a partir desta quarta-feira (16). A medida segue as novas Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas e tem como objetivo reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A estratégia foi definida durante reunião realizada na segunda-feira (14), entre a equipe técnica da Saúde do município e a representante da 3ª Regional de Saúde, Priscila Ferreira. Na ocasião, foi estabelecido o grid de mapeamento com os locais que receberão as armadilhas.
As ovitrampas funcionam como ferramentas de monitoramento, permitindo à Vigilância Epidemiológica identificar áreas com maior incidência de focos do mosquito e intensificar as ações preventivas. As coletas ocorrerão mensalmente ao longo dos próximos meses.
Segundo a Secretaria de Saúde, a instalação dessas armadilhas é uma medida importante no enfrentamento às arboviroses, principalmente neste período do ano em que o clima favorece a proliferação do vetor.