Jaguariaíva – A repercussão do aumento de 50% nas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros ganhou destaque no telejornal da RPC, afiliada da Rede Globo, e já provoca efeitos concretos no município. A medida trouxe insegurança para famílias, comerciantes e empresas locais, levando a Prefeitura a reduzir em mais de 90% o orçamento da festa de 202 anos do município, que será celebrada no próximo mês.
O impacto atinge diretamente o setor madeireiro, responsável por cerca de metade da economia local. Em uma madeireira que exporta principalmente para o México, mas também sente os efeitos da nova taxação, o gerente de produção Afonso Haus Júnior afirma que as famílias estão priorizando apenas despesas essenciais. “A gente tem que segurar, tem que se precaver, porque não sabe o dia de amanhã. Vamos guardar um pouquinho para o futuro para não passar por dificuldades”, disse.
Para o empresário do setor, Luis Conte, a situação é de incerteza. “Hoje eles estão tentando até segurar a exportação ou dizendo ‘segura porque o cenário não está bom’. Então a gente não sabe como vai ser, mas estamos lutando”, relatou.
O comércio também sente a retração. Segundo a comerciante Santa Filomena Dib, o movimento caiu cerca de 40%. “O movimento caiu bastante. Todo o comércio está reclamando. A gente está apreensiva com o que vai acontecer daqui para frente”, afirmou.
Diante desse cenário, a Prefeitura decidiu cortar drasticamente o investimento na festa de aniversário, que antes era estimado em quase R$ 1,5 milhão. Agora, o valor não deve ultrapassar R$ 100 mil, com programação mais modesta, incluindo shows de artistas locais e participação de comerciantes da cidade.
“Tomamos essa atitude em solidariedade às empresas e aos trabalhadores que não estão em clima de festa. Estamos focando nossas forças em resolver essa situação”, disse o prefeito José “Juca” Sloboda à RPC.