Agrinho: Escola Telêmaco Carneiro inspira alunos com teatro musical e palestra sobre paixão pelo campo

Agrinho: Escola Telêmaco Carneiro inspira alunos com teatro musical e palestra sobre paixão pelo campo

Arapoti - Na manhã desta quinta-feira, 13, a Escola Municipal Telêmaco Carneiro foi o cenário de um evento inspirador que uniu arte, educação e agricultura. O teatro musical "Girassol" encantou o público, seguido pela palestra provocativa intitulada "Despertando a paixão pelo campo", ministrada pela respeitada produtora rural, Marinês Romanoski.

O evento, parte do renomado projeto Agrinho 2024, contou com a participação de autoridades municipais, incluindo representantes do poder executivo e legislativo, juntamente com membros da comunidade pedagógica. A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Mayara Ferreira Cruz, expressou sua emoção diante das apresentações dos alunos e da reflexão proporcionada pela palestra. "O tema abordado pela professora Vanessa nos convida à reflexão sobre os ensinamentos a serem transmitidos em sala de aula, especialmente no que diz respeito às atividades agrícolas, incentivando nossas crianças, principalmente aquelas que vivem no campo, a valorizarem as tradições familiares".

Entre os presentes, destacou-se o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luciano Ferreira da Silva, conhecido carinhosamente como Luciano Vavá. A participação dos pais e alunos foi notável, com uma presença massiva desde o pré II até o 5º ano, além de alunos das salas de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e reforço escolar. Ao todo, aproximadamente 500 pessoas, entre pais, funcionários da escola, direção, coordenação, professores, inspetores e agentes de segurança, foram impactadas pela palestra inspiradora de Romanoski.

"Despertando a paixão pelo campo" não apenas ofereceu insights valiosos sobre agricultura e vida rural, mas também incentivou os alunos a explorarem e valorizarem as riquezas do ambiente agrícola que os cercam.

Para a diretora, Cristiane Batista Prestes Simão, a mobilização feita pela professora Vanessa aos pais, alunos, imprensa e autoridades, promoveu uma profunda conscientização sobre o êxodo rural.

A autora do projeto desenvolvido pelos alunos do 5º Ano A Matutino, Vanessa Siejka, enalteceu a participação da comunidade escolar e destacou a importância do tema abordado. “Diante de tantos exemplos que encontramos diariamente em noticiários, onde filhos deixam as propriedades rurais para estudar e acabam perdendo o amor pelo campo. Entendo que o processo pedagógico que estamos inseridos nos dá a oportunidade de trabalhar na criança, através de exemplos e histórias, como a que contou a produtora rural Marines, que viver no campo é maravilhoso ”, concluiu a professora.