Arapoti se destaca como segundo maior produtor de mel do Brasil em 2023

Arapoti se destaca como segundo maior produtor de mel do Brasil em 2023
Foto: Freepik

Arapoti - O município alcançou a segunda colocação nacional na produção de mel em 2023, com um total de 1.051.522 kg produzidos. O município paranaense ficou atrás apenas de Santana do Cariri, no Ceará, que liderou com uma produção de 1.187.702 kg no ano passado. Segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (19), o Brasil produziu no total 64.188.949 kg de mel no período.

O desempenho de Arapoti consolida o Paraná como um dos principais produtores de mel do País, com 13,2% de participação no valor de produção nacional, reafirmando a relevância do Estado no setor.

Paraná se destaca na produção nacional de pecuária e aquicultura

Além da expressiva produção de mel, o Paraná continua se destacando em outros segmentos da pecuária e aquicultura, com dez cidades entre as maiores produtoras nacionais. Toledo lidera a produção de suínos com 899 mil cabeças abatidas em 2023, e Castro é campeã na produção de leite, com 454 milhões de litros no mesmo período. Na piscicultura, Nova Aurora é a segunda maior produtora de peixes, com 19,5 milhões de quilos, seguida por Palotina e Assis Chateaubriand.

O valor total da produção no Estado alcançou R$ 15,8 bilhões, refletindo um crescimento de 7,3% em relação a 2022, acima da média nacional, que foi de 5,4%. Com isso, o Paraná segue como o segundo maior produtor pecuário do Brasil, ficando atrás apenas de Minas Gerais.