Expoleite comemora 50 edições nesta semana com programação ampliada e em espaço revitalizado

Parque de Exposições Capal recebeu diversos investimentos de melhorias em sua infraestrutura; todas as atrações da feira são gratuitas e abertas para a comunidade

Expoleite comemora 50 edições nesta semana com programação ampliada e em espaço revitalizado

A Expoleite, tradicional feira agropecuária realizada em Arapoti/PR pela Capal Cooperativa Agroindustrial, chega nesta semana em sua 50ª edição. A exposição, que é reconhecida nacionalmente por desfilar o aprimoramento genético do gado holandês e a qualidade do leite da bacia dos Campos Gerais do Paraná, acontece entre os dias 11 e 13 de julho, das 8h30 às 22h. A entrada e as atividades são gratuitas.

Assim como nos anos anteriores, a Expoleite será no Parque de Exposições Capal, que durante o último ano foi revitalizado e será aberto para a comunidade pela primeira vez desde o início das obras. 

Entre as melhorias, estão a terraplanagem e revestimento em piso de todo o espaço interno para os expositores, as áreas de estandes da cooperativa, das empresas parceiras e o local do pavilhão principal, onde acontecem as palestras e outras atividades. Também foram criados novos banheiros para atender o volume de pessoas que passam pelo parque e o portal de entrada foi totalmente modificado para valorizar a exposição e garantir melhor acesso do público.

Para o presidente-executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga, será inaugurado um ambiente novo e diferenciado que vai facilitar a entrada e a circulação dos visitantes nas dependências do Parque de Exposições. “A cooperativa é sempre transparente com os cooperados e comunidade em geral, então vamos expor um painel com o andamento dos investimentos em infraestrutura do local e o que já está sendo planejado futuramente para ampliação do parque e adequação para, cada vez mais, expandirmos os negócios e termos uma feira marcante da raça holandesa no Brasil”, declara Adilson.

 

Programação 

Nesta edição comemorativa, a feira teve a sua programação reformulada, ampliada e com muitas novidades. Uma delas será a exposição do Museu Imigrante Holandês, que vai disponibilizar um acervo contando as primeiras duas décadas da atividade leiteira na colônia de Arapoti até virar referência nacional pela qualidade do leite. Serão expostas fotografias e itens antigos que eram utilizados para manejo do gado pelos produtores. Os pioneiros também serão homenageados e terão suas histórias resgatadas no Café com Bolo, um momento de descontração, trocas de experiências e muitos aprendizados.

A Expoleite também realiza pela primeira vez o Encontro de Cafeicultores. O evento é voltado para cooperados da Capal do Paraná e de São Paulo, além de estudantes, pesquisadores e demais interessados na atividade cafeeira que, cada vez mais, sedimenta o Norte Pioneiro do Paraná como uma exímia região pela qualidade do café. O Encontro de Cafeicultores vai contar com duas palestras abordando as tendências de mercado para a safra 2024 e sobre a participação relevante do café nos negócios da cooperativa. 

O Encontro dos Suinocultores também vai contar com duas palestras sobre o cenário das exportações e importações da carne suína e uma apresentação sobre a suinocultura executada pelo grupo Aurora. 

A Expoleite abrange a sua programação para as diversas atividades fomentadas pela cooperativa. Portanto, o ciclo de palestras vai compartilhar diversas informações relevantes que podem ser adotadas no campo, desde a sustentabilidade nas ações diárias dentro da porteira até a abordagem dos diferentes tipos de cultura, como a soja, milho, trigo, pecuária de leite e corte, entre outras. 

Durante todos os dias do evento, o público vai poder conferir as novidades do mercado agrícola com os mais de 60 expositores presentes na Expoleite, além de usufruir das bebidas e alimentos da Praça de Alimentação, que vai funcionar das 9h às 22h, com música ao vivo a partir das 20h. O cardápio diversificado oferece yakissoba, pastéis, crepes, escondidinho de batata, salgados assados, X-pernil, batata chips, cachorro-quente, entre outros pratos.

Em paralelo, a 50ª Expoleite apresenta mais uma edição da Expo&Flor, promovido pelo Rotary Club, com exposição e vendas de flores e plantas ornamentais.


Julgamento

As estrelas da Expoleite são sempre elas, as vacas leiteiras, e na 50ª edição não poderia ser diferente. Dezenas de produtores locais se mobilizam para participar do desfile e julgamento da Raça Holandesa. A etapa realizada na Expoleite é credenciada junto à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) e integra o Circuito Nacional da Raça Holandesa.

“Estamos em uma região de altíssima qualidade do gado leiteiro. Sempre convidamos as demais cooperativas do nosso entorno para participar da nossa exposição para valorizar a qualidade dos animais de toda a bacia dos Campos Gerais. O objetivo é sempre fortalecer cada vez mais essa identidade que temos com os produtores e pecuaristas,  mostrando que eles estão investindo na qualidade genética do rebanho para ter sempre uma maior produção de leite de qualidade”, comenta o presidente-executivo da Capal.

Todas as informações da Expoleite 2024 podem ser encontradas no site www.capal.coop.br  ou no Instagram da cooperativa (@capal_cooperativa).

SERVIÇO 
50ª EXPOLEITE
Data: 13 a 15 de julho de 2023
Local: Parque de Exposições Capal (Rua Luiz Binoto, 164) - Arapoti/PR
Parque aberto das 8h30 às 22h
Praça de Alimentação das 9h às 23h
Som ao vivo todos os dias às 20h