Professores invadem a Assembleia e sessão que votaria projeto "Parceiro da Escola" é suspensa

Professores invadem a Assembleia e sessão que votaria projeto
Foto: Divulgação/APP-Sindicato

No início da tarde desta segunda-feira, 03, milhares de professores de todo o estado se reuniram na capita Curitiba para protestar contra a votação de projeto do Governo do Estado que passa à iniciativa privada a administração de 200 escolas estaduais, entre elas, uma de Arapoti, Colégio Estadual Carmelina Ferreira Pedroso, e uma de Jaguariaíva, Colégio Estadual Rodrigues Alves (CERA).

Os professores iniciaram a concentração pela manhã na praça Santos Andrade em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na sequência, se dirigiram em passeata até a Assembleia Legislativa do Estado para acompanhar a votação e se manifestarem contrários a tramitação do projeto em regime de urgência. 

Ao chegarem no local, representantes da APP Sindicato, entidade sindical de representação dos professores estaduais, afirmaram que foram impedidos de entrar no prédio, fato que deu início à confusão generalizada. Os manifestantes forçaram a entrada e houve confronto com a Polícia Militar (PM) e seguranças da ALEP.

Bombas de efeito moral foram lançadas para tentar dispersar os professores, mas que não foram suficientes para conter os educadores que derrubaram os portões do legislativo, furaram o bloqueio e entraram dentro do prédio. A sessão que aconteceria no plenário da Casa foi suspensa por falta de segurança.

Imagens e fotos que circulam nas redes sociais mostram manifestantes feridos após o confronto com as forças de segurança.