sexta-feira, maio 20, 2022
Início Notícias Locais Feira Verde distribui alimentos e retira mais de 97 toneladas de lixo...

Feira Verde distribui alimentos e retira mais de 97 toneladas de lixo do meio ambiente

Jaguariaíva – O programa municipal “Feira Verde” fechou o ano de 2021 com mais de 27 toneladas de alimentos distribuídos.  Sob a nova bandeira “Cidade Limpa, Vida Saudável”, o programa, de responsabilidade da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente (SETMA), coletou mais de 97 toneladas de lixo que seriam levadas ao meio ambiente.

Adaptado para situação de pandemia, o programa foi repaginado pela prefeita Alcione Lemos. Há mais variedades de produtos e a distribuição é feita em kits prontos com dois quilos de hortifutis, visando diminuir filas. Cada família, no entanto, pode levar até 10 quilos de alimentos.

Além disso, para facilitar o trabalho dos separadores, agora só são recebidos materiais higienizados, sem resquícios de alimentos sólidos ou líquidos. O programa também ganhou um prédio próprio, o Espaço Feira Verde, para recebimento, armazenamento e saída para distribuição.

Resultado social – Os impactos sociais do programa, aliados aos de sustentabilidade ambiental, também continuam aparecendo. Visto que maior dos produtos é adquirida, através de licitação, de 32 pequenos agricultores cadastrados, quase todos de Jaguariaíva, ocorre a geração de renda no campo.

O lixo separado pela população e recolhido pela prefeitura é destinado à reciclagem, proporciona oportunidade para as pessoas que trabalham com esses materiais. Somente na associação dos recicladores são mais de 30 pessoas trabalhando com a destinação correta do lixo.  

Com a manutenção do Feira Verde também há incentivo ao hábito de consumir legumes, verduras e frutas e o acesso à essa alimentação saudável. Derci Tavares, moradora do bairro Pedrinha, participante assídua do Feira Verde, enaltece a iniciativa. Ela conta que, graças ao programa, não precisa mais gastar dinheiro com vários itens de hortifruti em sua casa. “É um programa muito bom e que deve continuar”, diz.

Funcionamento – São quatro os itinerários do Feira Verde. Até a próxima quinta-feira (20) será desenvolvida a programação de visitas da Semana Azul nos bairros. A próxima será a Semana Amarela. O cronograma semanal pode ser acessado no início da semana pela página no Facebook da Prefeitura Municipal: https://www.facebook.com/prefeituradejaguariaiva/.

Assessoria de Comunicação

- Advertisment -