sexta-feira, maio 20, 2022
Início Notícias Locais Tradição: Jaguariaíva celebrou Dia Municipal do Tropeiro

Tradição: Jaguariaíva celebrou Dia Municipal do Tropeiro

Jaguariaíva – Marcando a programação de retorno das atividades culturais no Cine Teatro Valéria Luercy, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) realizou nesta quinta-feira, 12, a celebração do Dia Municipal do Tropeiro.

O evento de resgate cultural contou com a presença de autoridades, entre elas secretários, vereadores, prefeita Alcione Lemos, vice Adilson Passos Félix, delegado Dérick Moura Jorge, comunidade e crianças da rede municipal de ensino, que abrilhantaram a noite com apresentações, vestidos como “mini-tropeiros”. Entre os secretários municipais presentes estiveram a ex-vereadora Sandra Negrini, da SETMA (Secretaria de Turismo e Meio Ambiente), autora do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal do Tropeiro (Lei Municipal 2507/2014).

Saudação especial ao público de mais de 300 pessoas foi dada pela prefeita Alcione, que acolheu a todos e valorizou a participação tropeira na formação cultural e econômica de Jaguariaíva. Lembrou que, tradicionalmente realizado em setembro, na comemoração do aniversário de Jaguariaíva, o Festival Cultural, Partes de Nossa História, elevou o tema “Tropeirismo” desde 2011. A secretária da SMECEL, Erla Melo, e o diretor Vinícius Schadner, acrescentaram que o festival continua a disseminar o valor dos tropeiros, homenageados e lembrados também nas escolas e ações culturais.

No cinema, fatos ligados à rota dos tropeiros, viajantes que ao passarem por essas terras ajudaram a formar vários municípios, desde Viamão-RS até Sorocaba-SP, foram contados pelo historiador Rafael Pomim e o presidente do “Clube dos Tropeiros Alma Sem Fronteira”, José Nereu Gomes. Na Praça de Alimentação do cinema, ornamentada para a ocasião, foi divulgada a Quirerada, prato típico oficial de Jaguariaíva, degustado ao som de música campeira, tocada pelo músico Rafael Jayme, do Grupo “Sonata Maragata”, da Escola Municipal de Música “Elzita Jorge Cunha”.

Assessoria de Comunicação

- Advertisment -