Dia de Cooperar em Arapoti/PR será em junho com foco em reciclagem e meio ambiente

Voluntários das cooperativas Capal, Ceral e Sicredi farão visitas nas residências para conscientizar os moradores

Dia de Cooperar em Arapoti/PR será em junho com foco em reciclagem e meio ambiente

Arapoti - As cooperativas Capal, Ceral e Sicredi Novos Horizontes promovem conjuntamente no dia 8 de junho o Dia de Cooperar (Dia C). A ação, intitulada ‘Reciclar é cooperar com um mundo melhor’, vai disponibilizar cerca de 70 voluntários para visitar 1.500 residências com o objetivo de conscientizar a população do município sobre a separação e a destinação correta do lixo reciclável. 

Para viabilizar a iniciativa, as cooperativas fecharam parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Arapoti (Acomar). Uma das atividades da programação é mostrar aos moradores da cidade a importância do trabalho dos associados, que retiram a renda para sobreviver através da separação dos resíduos e venda dos materiais.

Segundo a própria Acomar, aproximadamente 40% do lixo que chega ao aterro sanitário pode ser reciclado se fosse corretamente encaminhado para a coleta do Lixo Limpo e Feira Verde, realizada pela prefeitura.

Para Alessandra Heuer, coordenadora de Comunicação e Marketing da Capal, o tema de meio ambiente e descarte de lixo ainda precisa ser evidenciado no município. “Juntos, Capal, Ceral e Sicredi, avaliamos as demandas da cidade e das instituições para escolhermos a ação do ano. Neste momento, ainda percebemos o lixo como uma questão que merece atenção, inclusive, com os dados informados pela Acomar. Assim, definimos que este será novamente um esforço conjunto, através dos voluntários, para agir em prol do meio ambiente e da preservação de Arapoti”, comenta.

Outras informações complementares vão constar em uma página do Instagram que será criada nas próximas semanas pelos organizadores. A comunidade também vai concorrer a brindes ao postar fotos da separação do lixo. 

Acomar 

Fundada há 15 anos, a Acomar é composta atualmente com 11 associados, a maioria formada por mulheres. A renda que conseguem na associação ajuda no custeio das despesas de casa e na criação dos filhos. Juntas, elas trabalham na separação do material reciclável, como embalagens plásticas, papelão, latas, vidro e embalagens de leite. 

As embalagens são compactadas por uma prensa e, na sequência, vendidas. Por dia, cerca de 90 bags são carregados no caminhão e encaminhados para a destinação correta. 

Janete Cléia Gonçalves se tornou associada da Acomar em novembro do ano passado, e nestes meses, observas os benefícios que a mudança trouxe para a sua qualidade de vida. “Eu trabalhava como ‘boia-fria’ e vejo que hoje estou muito melhor. Estamos limpando a cidade e descartamos o que pode prejudicar a saúde das pessoas”, conta.