terça-feira, agosto 16, 2022
Início Notícias Locais “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” encerra com premiação e...

“Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” encerra com premiação e integração com estudantes

Jaguariaíva – No município “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”. Este é o nome do programa do Tribunal de Justiça (TJ-PR), realizado no município por meio da Vara da Infância e da Juventude da comarca, em parceria com a administração municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL). Nesta quarta, 27, no Salão do Tribunal do Juri, houve o encerramento e premiação das crianças de 5º ano participantes desta edição.

A cerimônia reuniu alunos, professoras e diretoras de 13 escolas urbanas e rurais, representantes da SMECEL, a juíza da Vara da Infância e da Juventude da Comarca, Ana Claudia de Lima Cruvinel e a juíza substituta Renata Mattos Fidalgo.

No total foram 442 alunos participantes do programa, que incluiu distribuição de cartilhas com as temáticas de justiça e cidadania, que pautaram trabalhos educativos em sala de aula no primeiro semestre letivo. Entre as propostas esteve um concurso de redação, que premiou as cinco melhores produções. Além desses cinco finalistas, outros 21 estudantes receberam medalha enviada pelo TJ-PR e um livro infanto-juvenil.

Além da premiação e acolhimento das crianças pelas representantes do judiciário, o ponto alto do encontro foi o júri simulado, protagonizado por alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes de Oliveira Taques. Advogados de defesa e acusação, juízas, réu, entre outros papéis, foram desempenhados pelas crianças, que de forma lúdica, utilizando a fábula dos Três Porquinhos, reproduziram a situação de julgamento do “Lobo Mau” até chegar ao veredicto.

Vencedores 2022 – Programa Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola

1º lugar – Edgar Cezarini Marques – 5º ano da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques

2º lugar – Beatriz Miranda da Silva – 5º ano da Escola Maria de Lourdes Oliveira Taques

3º lugar –Adriana dos Santos Leite – 5º ano da Escola Rural Municipal Candinha de Moura Jorge

4º lugar – Kamilly de Araujo – 5º ano da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado

5º lugar – Ana Júlia Rodriges Bernardo – 5º ano da Escola Elza Baptista Fonseca

Assessoria de Comunicação

- Advertisment -