Arapoti – A Prefeitura promoveu nesta quarta-feira (11), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, considerado um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população idosa, reuniu autoridades, lideranças comunitárias e um expressivo número de participantes da terceira idade.
Durante a conferência, foram elaboradas 75 propostas divididas em cinco eixos temáticos, com encaminhamentos para os âmbitos municipal, estadual e federal. As sugestões visam ampliar a efetividade das ações públicas voltadas ao bem-estar e à garantia de direitos da pessoa idosa.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Irani Barros, do vice-prefeito Jan Pot (Potinho) e da secretária de Assistência Social, Débora Campos. “Nosso dever enquanto gestores é buscar políticas públicas que assegurem o direito de todos. Em Arapoti, os idosos são tratados com respeito, tendo acesso à Saúde e bem-estar”, destacou o prefeito.
Também participaram da conferência os vereadores Romanti Moreira, Maria Olívia, Marineo Júnior e Luciano Vavá, além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, coorganizador do evento.
A palestra principal foi ministrada por Adrianis Galdino, da empresa Emancipar, que abordou os desafios e avanços na promoção dos direitos da população idosa.
A conferência reforça o compromisso da gestão municipal com o envelhecimento digno e com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as gerações.