
Arapoti – A Polícia Civil do município conta oficialmente, desde esta semana, com um novo delegado titular. Quem assume o cargo é o doutor John Élber dos Santos, que substitui o delegado Jairo Luiz Duarte de Camargo, de Piraí do Sul, responsável interinamente pela unidade desde a aposentadoria de Gumercindo Athayde, no fim de 2024.
Recém-chegado ao município, o delegado John Élber destacou a recepção acolhedora da população e falou sobre sua trajetória na área da segurança pública. Ele atuou por cerca de oito anos como policial em Brasília, com ênfase no combate ao tráfico de drogas. Há dois anos, tomou posse como delegado de polícia no Paraná, com passagem pela Comarca de Telêmaco Borba.
Apesar dos poucos dias à frente da delegacia de Arapoti, ele já se inteirou das principais demandas locais. “Observei que o tráfico de drogas é um dos problemas que mais têm causado impactos. Com a experiência que tenho nessa área, pretendo intensificar o combate, o que deve refletir também na redução de furtos, roubos e outros crimes patrimoniais”, afirmou.
John também destacou a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas. Segundo ele, os canais como 190, 197 ou o próprio atendimento direto na delegacia garantem o sigilo absoluto do denunciante. “A segurança pública é um esforço coletivo. A população pode e deve contribuir com informações que ajudem no enfrentamento à criminalidade. O sigilo é garantido, a identidade do denunciante não será revelada em hipótese alguma.”
Entre os focos de sua gestão estão o enfrentamento rigoroso ao tráfico de drogas, aos crimes patrimoniais — como furtos e roubos — e à violência doméstica. “Essa última é uma prioridade nacional e em Arapoti não será diferente. Não vamos tolerar qualquer tipo de agressão no âmbito familiar”, reforçou.
O novo delegado finalizou agradecendo à comunidade pela receptividade. “Estamos de portas abertas à população. Contamos com o apoio de todos para construirmos uma cidade mais segura e com mais qualidade de vida para todos.”