Arapoti – A produção artesanal do município acaba de alcançar um marco histórico. Nesta quinta-feira (31), a Queijaria Cornélia, referência na produção do tradicional queijo Gouda e suas variações, conquistou o Selo Arte, que autoriza a comercialização dos seus produtos em todo o território nacional. O reconhecimento foi celebrado em cerimônia com a presença do prefeito Irani Barros, representantes das secretarias municipais de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Sebrae e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
O selo é o resultado de anos de trabalho, qualificação e investimentos realizados pela família Verburg, responsável pela produção de seis sabores de queijos artesanais: o tradicional Gouda e as versões com ortiga, calabresa, feno grego, ervas italianas e cominho — cinco deles já premiados em competições estaduais e nacionais com medalhas de ouro, prata e bronze.
Durante o evento, os certificados foram entregues aos empreendedores Henk Verburg, Sineke Krikke, Elsbeth Cornelia e Luiz Pierre Bryk, com assinatura da médica veterinária do município, Andressa Bertelli, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Pontes de Oliveira.
A receita original do queijo, trazida pela matriarca Elizabeth Cornelia Rijneveld-Verburg, foi mantida e aprimorada por Sineke e Elsbeth. “Sempre destaco o nome da minha sogra, pois o queijo não é só uma receita de família. É um elo com o passado, uma forma de manter viva a memória de quem o preparou e um presente para as gerações futuras”, destacou Sineke.
A conquista representa não apenas um avanço para o empreendimento familiar, mas também um impulso à cultura empreendedora no município. O prefeito Irani Barros destacou a importância de parcerias com instituições como o Sebrae para fomentar o empreendedorismo local. “Acreditamos no apoio ao empreendedorismo, porque é nesse momento que o poder público atua para desburocratizar e trazer informações que resultam em conquistas como o Selo Arte. Isso garante a competitividade do produto e incentiva novos investimentos em produtos de alta qualidade que levam o nome de Arapoti para todo o Brasil”, afirmou.
O Queijo Cornélia já integra a Rota dos Queijos Paranaenses e, agora, com o Selo Arte, a marca está pronta para conquistar novos mercados e paladares em diversas regiões do país — levando junto o sabor, a tradição e o nome de Arapoti.