Uncategorized

Golpistas usam nome dos Correios para aplicar golpes em Arapoti e região

A população de Arapoti e municípios vizinhos deve ficar atenta a uma nova modalidade de golpe que está sendo aplicada por criminosos utilizando o nome dos Correios. Golpistas estão entrando em contato com possíveis vítimas por meio do WhatsApp e do Instagram, divulgando supostas vagas de emprego na unidade dos Correios local e solicitando pagamentos via Pix para “garantir a vaga”.

De acordo com relatos recebidos por colaboradores dos Correios, pelo menos dois casos chegaram ao conhecimento da empresa. Em um deles, a vítima conseguiu identificar a fraude a tempo e não efetuou o pagamento. No outro, infelizmente, o golpe foi consumado, com o repasse do valor solicitado.

Além disso, outro tipo de golpe também está circulando: mensagens informam que há uma encomenda retida — muitas vezes na alfândega — e exigem um pagamento para liberação da entrega. Trata-se igualmente de uma tentativa de fraude.

Os Correios alertam que não solicitam pagamentos para liberação de encomendas por meio de mensagens em aplicativos de conversa, e que não cobram nenhuma taxa para garantir participação em processos seletivos. A empresa reforça ainda que as contratações são feitas exclusivamente por concurso público ou por empresas terceirizadas contratadas de forma oficial, sendo o último concurso realizado em 2024.

A orientação é que, ao receber esse tipo de mensagem, a pessoa não forneça dados pessoais, não realize nenhum pagamento e denuncie o contato suspeito. Em caso de dúvida, o cidadão deve acessar o site oficial dos Correios, www.correios.com.br, ou procurar diretamente a agência local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *