Estado

Simepar e Defesa Civil alertam para risco de tempestades severas nos Campos Gerais entre sexta e sábado

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em parceria com a Defesa Civil Estadual, emitiu um novo alerta nesta quinta-feira (6) para o agravamento das condições do tempo entre a tarde desta sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8). A previsão aponta tempestades severas em diversas regiões do Estado, incluindo os Campos Gerais, com possibilidade de ventos acima de 80 km/h, chuva intensa e granizo.

Em Arapoti, Jaguariaíva e municípios vizinhos, o risco é classificado como alto para a ocorrência de eventos meteorológicos intensos. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e danos à rede elétrica.

O cenário adverso será provocado pelo encontro de uma massa de ar quente com um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e o Sul do País, impulsionando o avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. A combinação desses fatores deve gerar instabilidade e intensificar as tempestades principalmente a partir do final da tarde desta sexta-feira.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, o calor é um dos principais fatores que potencializam o risco de temporais. “As temperaturas sobem bastante na sexta, podendo ultrapassar os 30°C em várias regiões, o que contribui para o desenvolvimento de tempestades severas”, explica.

A chuva deve persistir durante a madrugada de sábado (8), especialmente nas regiões Norte e Leste do Estado. Já entre a tarde de sábado e o domingo (9), o afastamento do ciclone extratropical para o oceano deve causar rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h, podendo passar dos 70 km/h no litoral.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos alertas e evite se abrigar sob árvores durante as tempestades, além de retirar objetos soltos de varandas e quintais.
Os alertas atualizados podem ser acompanhados no site www.defesacivil.pr.gov.br/alertas-vigentes.
Para receber avisos diretamente no celular, basta enviar um SMS com o CEP da sua região para o número 40199.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *