Cidades

Arapoti recebe terceira edição do Festival Pomar

Foto: Divulgação

Arapoti – A partir desta semana, a cidade será palco de um dos movimentos culturais mais significativos da região – “Projeto Pomar – Festival das Artes”. Agora em sua terceira edição, que inicia nesta sexta (10 de abril) e segue até o dia 18 de abril, o festival marca um momento histórico de expansão: pela primeira vez, o projeto amplia seu horizonte para abraçar múltiplas linguagens artísticas, consolidando-se como um festival multidisciplinar.

Com uma programação 100% gratuita, o evento reafirma seu compromisso com a democratização do acesso ao oferecer acessibilidade e LIBRAS em todas as apresentações teatrais e audiodescrição em todas as atividades. Além das ações presenciais, o festival romperá fronteiras físicas com quatro transmissões ao vivo, levando a arte local e nacional para o ambiente digital.

O Projeto Pomar é uma iniciativa aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura –Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Arapoti, da AFAA (Associação dos Fazedores de Arte de Arapoti) e da Prímula.

A jornada de nove dias começa com foco na formação artística no Espaço Ser Arteiro. O educador Tiago Martins de Matos conduz as oficinas “Pequenos Gigantes em Movimento”, voltada ao público infantil, e “Trupés e Manejos dos Brincantes”, que mergulha nos ritmos populares brasileiros. A sensibilidade também ganha espaço com a oficina de palhaçaria ministrada por Robertt Moretto e Luis Souza, focada na vulnerabilidade criativa. Essas atividades preparam o público para o eixo de apresentações no Casarão, onde o teatro se manifesta através do humor da Cia Perico (SP), da conscientização ambiental do espetáculo “Espanariso”; e da imersão na literatura africana com “Obax: Do Bambu ao Baobá”.

Cada peça teatral será seguida por um debate, estreitando o laço entre artistas e Espectadores. A diversidade desta edição se estende à delicadeza do Teatro Lambe-Lambe da Cia Cacareco Coletivo e à dança contemporânea do espetáculo “Pequenos Gigantes”, que utiliza o universo dos artrópodes como metáfora de sobrevivência.

A música também assume papel protagonista com o rock e blues da Banda MCBarcker, a aula-show interativa da banda All’s 30 e o show infantil da Cia Tupi Pererê. O encerramento fica a cargo do Trio Last Tango, que une músicos da Argentina, Venezuela e Brasil em uma performance que convida o público a uma aula de passos básicos. Durante os shows, as artes visuais ganham vida com performances ao vivo dos artistas Marlos e Nicolas Miguel, enquanto o hall do Casarão abriga o “Canteiro Criativo”, uma feira dedicada a valorizar o artesanato de Arapoti.

Extrapolando as salas de espetáculo, o Projeto Pomar honra suas raízes com a ação “Encontro para Plantar”. Na Vila Santo Antônio, o festival promove a arborização com espécies nativas, transformando o conceito de cuidado com a “casa comum” em um gesto concreto de sustentabilidade. Ao unir tantas vertentes, esta terceira edição do Projeto Pomar não apenas celebra a maturidade do evento, mas estabelece um novo padrão de inclusão e diversidade cultural para a cidade e região, provando que a arte é um terreno onde todos devem ter o direito de colher frutos.

OFICINA DE DANÇA: “Pequenos gigantes em movimento” – Ministrante Tiago Martins de Matos
Dia e horário: 10/04/26 (Sexta) – das 15h às 16h30
Local: Ser Arteiro (R: Abraão Antônio,655, Centro)

OFICINA DE DANÇA: “Trupés e manejos dos brincantes” – Ministrante Tiago Martins de Matos
Dia e horário: 11/04/26 (Sábado) – das 8h30 às 11h30
Local: Ser Arteiro (R: Abraão Antônio,655, Centro)

OFICINA DE TEATRO: “A Sensibilidade, vulnerabilidade e criatividade no Palhaço” – Ministrantes: Robertt Moretto / Luis Souza
Dia e horário: 13/04/26 (Segunda), das 18h às 21h
Local: Ser Arteiro (R: Abraão Antônio,655, Centro)

APRESENTAÇÃO TEATRAL SEGUIDA DE DEBATE: “Perico em Alto Mar, Nem tão Mar”- Cia Perico
Dia e horário: 14/04/26 (Terça) – 9h30 e 14h
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

APRESENTAÇÃO TEATRAL: “Teatro Lambe-Lambe” – Cia Cacareco Coletivo
Dia e horário: 14 e 15/04/26 (Terça e Quarta) – 18h
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

SHOW MUSICAL: “Rock’n’Blues Revival” – Banda MCBarcker
Dia e horário: 14/04/26 (Terça) – 19h30
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

APRESENTAÇÃO TEATRAL SEGUIDA DE DEBATE: “Espanariso” – Cia Expedição Sorriso
Dia e horário: 15/04/26 (Quarta) – 9h30 e 14h
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

SHOW MUSICAL: “Os Elementos que formam o todo” – banda All´s 30
Dia e horário: 15/04/26 (Quarta) – 19h30
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

APRESENTAÇÃO TEATRAL SEGUIDA DE DEBATE: “Obax: Do Bambu ao Baobá” – Cia Balbina Produções
Dia e horário: 16/04/26 (Quinta) – 9h30 e 14h
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

APRESENTAÇÃO DE DANÇA: “Pequenos Gigantes” – Cia Cacareco coletivo e Artins produções
Dias e horários: 16/04/26 (Quinta) – 19h30 e 17/04/26 (Sexta) – 14h
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

AÇÃO DE SUSTENTABILIDADE: “Encontro para Plantar”
Dia e horário: 17/04/26 (Sexta) – 8h30
Local: Jardim da Criança (R: Wilson da Silva, s/n)

SHOW MUSICAL: “Last Tango” – Trio Last Tango
Dia e horário: 18/04/26 (Sábado) – 19h30
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

APRESENTAÇÃO SHOW MUSICAL: “Tumbalelê do Pererê” – Cia Tupi Pererê
Dia e horário: 18/04/26 (Sábado) – 15h30
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

INTERVERSÃO ARTES VISUAIS: “Performance Visual ao Vivo” – Marlos e Nicolas Miguel
Dia e horário: 15/04/26 (Quarta) – 18h e 18/04/26 (Sábado) – 15h30
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres)

EXPOSIÇÃO E FEIRA: “Canteiro Criativo – Mostra de Artesanato” –
Artistas: Coletivo de Artesãos de Arapoti/PR
Dias e horários: 14, 15, 16 e 18/04/26 (Terça, Quarta, Quinta e Sábado) – a partir das 18h (durante as apresentações noturnas)
Local: Casarão (R: Luis Possato, s/n, Jardim Ceres) – hall de entrada

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *