Brasil

Lula é reeleito presidente do Brasil para quarto mandato, apontam projeções

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito neste domingo (25) para um quarto mandato à frente da Presidência da República, conforme projeções matemáticas divulgadas pelos principais veículos de comunicação do país.

A projeção de vitória foi anunciada pelo instituto Datafolha durante a apuração do segundo turno, apontando que Lula não poderia mais ser alcançado pelo adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL).

Por volta das 21h09, Lula contabilizava 61.880.894 votos, correspondentes a 51,74% dos votos válidos, contra 57.721.212 votos (48,26%) de Flávio Bolsonaro.

A vitória representa um feito inédito na história política brasileira: Lula se torna o primeiro presidente eleito quatro vezes pelo voto popular, após as conquistas de 2002, 2006 e 2022.

Votação em Arapoti e Jaguariaíva

Apesar da vitória nacional do petista, os municípios de Arapoti e Jaguariaíva, nos Campos Gerais do Paraná, apresentaram um cenário diferente no primeiro turno das eleições.

Em Arapoti, Flávio Bolsonaro recebeu 9.426 votos (68,54%), enquanto Lula conquistou 3.483 votos (25,33%).

Em Jaguariaíva, o candidato do PL também liderou, com 12.904 votos (66,60%), contra 5.219 votos (26,94%) do presidente Lula.

Os números são referentes ao primeiro turno, realizado em 4 de outubro. A votação municipal do segundo turno ainda depende da confirmação dos dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Novo mandato

Aos 80 anos, Lula conquistou a projeção de vitória após uma das disputas presidenciais mais acirradas da história recente do Brasil.

O novo mandato terá início em janeiro de 2027 e seguirá até dezembro de 2030.

A apuração oficial continua sendo realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, responsável pela totalização definitiva dos votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *